História de sucesso

SASAZAKI - Uma história de muito trabalho e conquistas ao longo de sete décadas

Conheça nossa História

SASAZAKI: 72 anos de muito trabalho, inovações e conquistas

 

 

O que uma indústria deve fazer para tornar-se a maior fabricante do seu segmento, líder incontestável e mais do que isso, ser reconhecida como fornecedora de produtos e serviços de qualidade? No Brasil, são poucos os exemplos de empresas que passam dos 70 anos de mercado sem se unir a grupos internacionais para sobreviver. O caso da Sasazaki, instalada em Marília, uma das principais cidades do interior de São Paulo, é realmente atípico. É uma empresa sólida, 100% nacional, bem estruturada e que caminha a passos largos para a conquista de novos mercados.

Fundada em 1943, a Sasazaki atua há 40 anos no segmento de portas e janelas de aço e há 15 anos no segmento de portas e janelas de alumínio. Destaca-se por sua séria política de atuação e diferencia-se pelas ações estratégicas que têm garantido a liderança de mercado. Com altos investimentos em tecnologia e fiel à sua postura de buscar soluções em processos e materiais para acompanhar as tendências de setor, a Sasazaki está comprometida em apresentar produtos que visam suprir as necessidades de um mercado exigente, que se revigora e procura soluções tecnologicamente mais aperfeiçoadas e seguras. É a empresa de seu segmento que mais lança inovações.

O conjunto de ações mercadológicas, a força da marca consagrada e as iniciativas, visando avanços tecnológicos, controle de qualidade, aperfeiçoamento constante da oferta de serviços e valorização profissional, são fatores que contribuem, e certamente continuarão contribuindo, para que a Sasazaki alcance índices de crescimento ainda maiores nos próximos anos.

 

Como tudo começou…

A história da Sasazaki no Brasil começou a ser edificada em 1933, quando a família Sasazaki desembarcou em Santos (SP), vinda do Japão – juntamente com centenas de outros imigrantes – e instalou-se numa fazenda na região de Guaimbê – interior de São Paulo. Após dez anos de trabalho na agricultura e para sustentar a família após a morte do pai, Yosaku Sasazaki, os irmãos Kosaku e Yusaburo trocaram Guaimbê por Marília e junto com o amigo Kyomassa Shibuya começaram a fabricar lamparinas artesanais com folha de flandres recicladas.

A partir daí, começaram a produzir equipamentos que aumentavam a eficiência dos agricultores em suas lavouras. Kosaku e Yusaburo, em conjunto com mais três irmãos, Yutaka, Hachiro e Tochimiti, e mais o amigo Kyomassa Shibuya, formaram a Indústria e Comércio Sasazaki e, em alguns anos, a empresa deixou a fase manual para trás e lançou equipamentos agrícolas motorizados.

Por imposição dos fenômenos climáticos e sazonalidade da agricultura, a Sasazaki mudou os rumos da empresa, que deixou o desenvolvimento de soluções para o campo para se dedicar à fabricação de esquadrias metálicas. O primeiro produto criado foi uma Janela Veneziana. Depois, vieram Janelas de Correr, Portas e complementos. O negócio de esquadrias ganhou vulto e a empresa começou a se destacar como a maior fabricante do seu segmento.

  1. 1933

    A Família Sasazaki chega ao Brasil pelo Porto de Santos e instala-se na região de Guaimbê;

  2. 1943

    Os irmãos Kosaku e Yusaburo trocam Guaimbê por Marília e junto com o amigo Kyomassa Shibuya começam a fabricar lamparinas artesanais com folha de flandres recicladas;

  3. 1944

    Criação da plantadora de algodão manual para aumentar a eficiência dos agricultores;

  4. 1945

    Lançamento das plantadoras manuais de cereais e amendoim;

  5. 1946 e 1947

    Com o avanço no processo de mecanização agrícola, lançam descascadores de amendoim e mamona;

  6. 1958

    Yusaburo e Kosaku, com os irmãos Yutaka, Hachiro e Tochimiti e o amigo Kyomassa Shibuya formaram a Indústria e Comércio Sasazaki, empresa que nasceu com 50 funcionários;

  7. 1964

    Deixam para trás a fase manual, com o lançamento da máquina DTM, Descascador Motorizado de Tríplice aplicação, que beneficiava café, mamona e amendoim;

  8. 1967

    Surge outra máquina, a Select-Ar-800 que, além de beneficiar café e cereais, também faz a operação de selecionar os grãos bons dos defeituosos;

  9. 1973

    Criação do DMA, sigla de Descascador de Mamona e Amendoim com abanador motorizado.

  10. 1975

    Uma seqüência de geadas prejudicou o principal foco da Sasazaki, na época, o café. Desenvolver uma alternativa passou a ser prioridade para a empresa, e a escolha foi esquadrias metálicas. Surge, aí, a primeira Janela Veneziana da Sasazaki;

  11. 1976

    É fabricada a primeira Porta da Sasazaki;

  12. 1987

    Falece o Comendador Yusaburo, o principal fundador e mentor das estratégias da empresa. Assume a presidência o irmão, Hachiro;

  13. 1995

    A empresa investe no programa de qualidade. Implanta o programa 5S para a qualidade, tencionando a certificação ISO 9001;

  14. 1996

    A fábrica é transferida para o Distrito Industrial, com área construída de 60 mil m2;

  15. 1997

    É criada a Divisão de Esquadrias de Alumínio. A empresa adquire uma área anexa à principal, aumentando o seu parque industrial para cerca de 15 alqueires e mais de 70 mil m2 de área construída;

  16. 1998

    A empresa conquista a certificação ISO 9001 do seu sistema da qualidade;

  17. 2000

    Iniciam-se as vendas de esquadrias de alumínio e da Linha APD;

  18. 2002

    Com o falecimento de Hachiro Sasazaki, assume a presidência da empresa o irmão Tochimiti Sasazaki.

  19. 2004

    A empresa lança, em maio, o projeto Conexão Avançada. Trata-se de uma carreta multimídia, destinada exclusivamente para treinamentos, que são executados nas lojas de material de construção de todo o Brasil. Em dezembro, o programa ganha outra carreta.

  20. 2005

    Iniciam-se as vendas de esquadrias do Projeto Alumifort e Projeto Evolution. Assume a presidência da empresa Tadao Sasazaki. Em novembro, inicia-se o módulo II do projeto Conexão Avançada.

  21. 2006

    A empresa dá continuidade ao Módulo II do projeto Conexão Avançada e complementa suas linhas de portas e janelas de aço e de alumínio, com novas medidas próprias para atender aspectos culturais das mais variadas regiões do País.

  22. 2007

    Inicia-se o Módulo III do projeto Conexão Avançada. Investe na implantação de duas novas linhas de pintura pelo processo cataforese, a melhor tecnologia para proteção do aço disponível no mundo.

  23. 2008

    A empresa dá continuidade ao projeto “Conexão Avançada Sasazaki” com a promoção de treinamentos regionais, realizados pelos coordenadores técnicos nas próprias revendas.

  24. 2009

    Duas importantes inovações marcaram o ano de 2009: o lançamento do software gratuito SasazakiCAD, uma solução para arquitetos, engenheiros, projetistas, universitários, entre outros, que adiciona recursos ao AutoCAD (versões 2000 a 2009) e que tem a finalidade de auxiliar os especificadores a lidar com as esquadrias Sasazaki no AutoCAD; e a implantação do pré-tratamento de superfície nanocerâmico para portas e janelas de aço, considerado o mais moderno e ecológico do mercado por ser isento de metais pesados, fósforo e componentes orgânicos voláteis (VOC), além de utilizar menos água e energia em todo processo. Este investimento fez da Sasazaki a primeira empresa brasileira do segmento de esquadrias a utilizar a nanotecnologia em seu processo de fabricação e demonstra, sobretudo, a responsabilidade e o compromisso socioambiental da marca.

  25. 2010

    Além de ampliar o portfólio de portas e janelas das linhas de produtos de aço e de alumínio, a empresa trabalhou no plano de sucessão de administração, adotando uma estruturação profissionalizada com vistas para o futuro.

  26. 2011

    A companhia passa a ser uma empresa de controle familiar com gestão profissionalizada. Iniciam-se as vendas de esquadrias da Linha Alumifit, projeto elaborado minuciosamente de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

    A Sasazaki desenvolve projetos que visam atender às novas demandas e consolidar sua presença nas principais construtoras do país. Falecem Kosaku Sasazaki e Kyomassa Shibuya, fundadores e mentores das estratégias da empresa.

    O ano foi marcado, ainda, por importantes realizações: uma filial da empresa foi inaugurada em Jaboatão dos Guararapes (PE), o que permitiu reafirmar a eficiência logística da Sasazaki, com a expansão dos negócios para a região Nordeste.

    O complexo industrial, localizado em Marília, foi ampliado, passando de 75 mil m² para 78 mil m², com o aumento da área construída da fábrica de alumínio. Uma nova linha de produção de esquadrias de alumínio foi instalada, com capacidade de produção de mil peças por dia. Foram lançadas, também, as portas pivotantes da linha Aluminium e de toda a linha Alumifit, focadas em públicos distintos e foram adquiridos novos maquinários para corte de vidro.

  27. 2012

    Realiza investimentos na forma de se comunicar com seu público, unificando a linguagem para o mercado, intensificando o treinamento de seus promotores de venda e oferecendo material informativo de forma a tornar esse universo mais acessível a todos os consumidores.

    Para agilizar o processamento dos pedidos e ampliar, ainda mais, o nível de serviços prestados, desenvolveu um novo projeto para a força de vendas, com o objetivo de facilitar a operação e a gestão de vendas no campo e a administração interna do atendimento aos pedidos e à equipe de vendedores.

    Amplia suas linhas de produtos com várias novidades, atendendo a públicos distintos. Destaques para as Portinholas de Abrir de aço Prátika e Belfort; e para as soluções de alumínio Alumifort e Aluminium, que possuem acionamento por rádio frequência (controle remoto).

  28. 2013

    Várias ações foram feitas para comemorar os 70 anos da marca: por intermédio do patrocínio aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), a empresa presenteou a cidade de Marília com concertos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP); apoiou o projeto 4Cantos – reforma de quadras poliesportivas da periferia de Ribeirão Preto, com o objetivo de torná-las centros de cultura e lazer. As festividades incluíram a promoção da 1ª Corrida Sasazaki, que reuniu cerca de mil atletas. Ainda como parte das celebrações, realizou um amplo trabalho para oficializar a tríade Missão, Visão e Valores, o que contou com o envolvimento de todos os seus colaboradores.

    O ano marcou ainda a apresentação de soluções inovadoras em design e conforto, desenvolvidas por meio de tecnologia de ponta e caracterizadas pelo alto desempenho, segurança, beleza e qualidade. As portas sociais de aço Silenfort e Prátika ganharam projetos diferenciados, que quebram paradigmas quanto aos produtos padronizados feitos com esta matéria-prima. Para diversificar os itens de alumínio e ampliar a oferta de itens com conforto térmico, alguns modelos de portas e janelas Aluminium ganharam Vidro Smart Reflex, que reduz a passagem dos raios ultravioleta e a entrada de calor. Além disso, a Sasazaki surpreendeu ao mostrar conceitos do futuro aplicados nos produtos de hoje, como as portas pivotantes acionadas por biometria ou dispositivos móveis (tablet e celular).

  29. 2014

    A empresa redefiniu a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), com o objetivo de diversificar as soluções no mercado de materiais de construção e reforçar a posição da empresa em ser referência em inovação e tendências de mercado, com foco no cliente. Realiza investimentos para aumentar a produtividade, aperfeiçoar seu portfólio e oferecer portas e janelas que aliem qualidade elevada, tendências de mercado e preço acessível. Além de ampliar a oferta de produtos prontos para instalação – com a Janela Veneziana Multiflex da Linha Prátika e novas medidas para modelos existentes das Linhas Alumifit e Alumifort – lançou as Portas Pivotantes com Fechadura Biométrica da Linha Aluminium, que reúnem design exclusivo à mais alta tecnologia de acesso e identificação. Apresentou seu novo conceito de comunicação, com o slogan “A Vida é Feita de Janelas”, tendo como objetivo se aproximar ainda mais de seu público e mostrar que indireta, ou diretamente, os produtos Sasazaki estão sempre presentes na vida das pessoas.