Vedação: item fundamental nas esquadrias
Vedação: item fundamental nas esquadrias
Chuva forte e com ventos e, ao invés de olhar a beleza da natureza pela janela, você corre para buscar um pano de chão, pois a água está entrando pelas frestas. Já passou por isso? Se sim, saiba que não é normal.
 
Mais do que questões estéticas, as portas e janelas devem favorecer o bem-estar, a segurança e a saúde, além de oferecer privacidade, iluminação, arejamento e conforto ao ambiente – nunca transtornos. Esquadrias que proporcionam a entrada de água e vento nas dependências do imóvel não atendem aos critérios de produção definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
A escolha adequada de portas e janelas evita, por exemplo, uma sala muito fria, uma cozinha ou banheiro embolorados ou até mesmo um quarto barulhento. A visão funcional de cada esquadria deve colaborar com o bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente.
 
“A qualidade da estanqueidade está diretamente relacionada a um ambiente salubre. Quando há entrada de água, outros problemas podem surgir, como manchas, bolor e mofo na parede do imóvel, que contribuem para agravar problemas respiratórios em crianças, adultos ou idosos. A falta de vedação compromete ainda a acústica, favorecendo a entrada de ruídos. Por isso, indicamos a quem for comprar que opte por portas e janelas com Selo de Identificação da Conformidade”, explica Leonardo Kozo Sasazaki, presidente da Sasazaki - fabricante de portas e janelas de aço e alumínio.
 
Conforme dados do SUS, entre 2007 e 2017 foram registradas mais de 112 milhões de internações, das quais 7% ocorreram por asma, pneumonia ou sinusite crônica, principalmente pela presença de mofo nas edificações e falhas de vedação nas esquadrias. Estas informações fazem parte da Análise de Impacto Regulatório Preliminar para Esquadrias do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia –, processo que antecede e subsidia a decisão de intervenção do Instituto no mercado de portas e janelas.
 
 
Vedação: o que conferir na hora da compra
Portas e janelas fabricadas de acordo com normas técnicas vigentes são mais duráveis e resistentes, por isso, funcionarão perfeitamente por muitos anos. Com relação à vedação, antes de adquirir uma esquadria, a Sasazaki orienta a observar três pontos principais:
 
  • Como é a vedação da porta ou janela? Os produtos da Sasazaki, por exemplo, têm borrachas tipo EPDM e escovas de vedação nas folhas, materiais que proporcionam durabilidade e excelente desempenho.
  • Como é a guia inferior da esquadria? O modelo tipo cascata, projeto exclusivo encontrado nos produtos da Sasazaki, evita a entrada de vento e águas de chuva por apresentar diferentes níveis das guias do produto, forçando a vazão da água para fora do ambiente –vale ressaltar ainda a existência de caixas de dreno em pontos críticos, próprios para evitar que a água borbulhe na guia.
  • As folhas das portas e janelas são resistentes? Produtos sem qualidade podem causar mau funcionamento ao abrir e fechar, deformações e até acidentes, como o desprendimento da folha por fortes rajadas de vento.
 
Para garantir uma solução de qualidade, que valorize o imóvel, a Sasazaki chama a atenção para um detalhe importante: o consumidor deve orientar o profissional que fará a instalação a seguir as instruções contidas no manual fixado na embalagem dos produtos.
 
 
 
Compartilhe: Gostou? Então Compartilhe!
ARTIGOS RELACIONADOS
Av. Eugênio Coneglian, 1060 - Distrito Industrial
CEP 17512-900 - Marília - SP - Brasil

Atendimento ao consumidor: 0800 717 9922
Atendimento ao lojista: 0800 769 9000
Telefone empresarial: +55 (14) 3402-9922
contato@sasazaki.com.br
Visite nossas
redes sociais ;)
Somos a maior indústria de Portas e Janelas da América Latina e líderes de mercado no Brasil.
Aviso de Privacidade | Termos de Uso | Política de Cookies

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.