Tiny houses: quais as esquadrias ideais para garantir amplitude e iluminação
Tiny houses: quais as esquadrias ideais para garantir amplitude e iluminação
Você já ouviu falar em “tiny house” e “minimalismo”?
 
É provável que sim, já que esses termos vêm ganhando espaço nas mídias digitais, blogs e na imprensa. Embora sejam coisas diferentes, uma está bastante relacionada à outra.
 
Tiny house é um termo em inglês que significa “casa muito pequena/minúscula”, um jeito de morar que vem se espalhando ao redor do mundo.
 
minimalismo é um estilo de vida em que a intenção é reduzir os excessos e viver apenas com o que é essencial. E esse conceito pode ser aplicado à casa, ao vestuário, à alimentação, ao trabalho e tantos outros aspectos da vida.
 
E é aí que minimalismo e tiny house se encontram, pois para viver confortavelmente em uma casa minúscula é preciso escolher o que é funcional, prático, mas que também oferece uma boa dose de conforto e charme.
 
Afinal de contas, casa minimalista não é sinônimo de casa sem graça. Muito pelo contrário! Os adeptos do “menos é mais” pregam que se livrando dos excessos estão livres para se dedicar ao que importa, às coisas que trazem felicidade e às relações pessoais.
 
 
 
O que é importante considerar no projeto de uma tiny house?
 
Dessa forma, um ambiente simples não significa algo sem vida, sem cor ou sem charme, mas sim um local que tenha o essencial para trazer bem-estar. Logo, quanto mais simples, neutro e clean o design for, melhor será para compor um ambiente minimalista.
 
Para ser eficiente, o projeto de uma tiny house deve considerar as proporções disponíveis, a quantidade de pessoas que compartilharão os espaços, a facilidade de trânsito e a escolha de esquadrias com medidas, modelos e funcionalidades condizentes com os ambientes.
 
Além de conforto e privacidade, as portas e janelas para ambientes reduzidos precisam ter qualidade e durabilidade – o bom desempenho em longo prazo é importante para produtos de uso frequente.
 
A Sasazaki desenvolveu a linha Alumifit seguindo o conceito “Esquadrias que cabem nos seus planos”. As portas e janelas foram desenvolvidas com linhas leves e limpas, justamente para valorizar a amplitude e a interação entre os ambientes. E com a flexibilidade que os planejamentos exigem!
 
 
 
Como adequar modelos de portas e janelas às tiny houses?
 
Melhor aproveitamento de luz
Um ambiente, mesmo pequeno, quando bem iluminado transmite a sensação de ser maior, não é? Para aproveitar melhor o vão luz, dê preferência às portas e janelas de correr.
 
Esquadrias de correr dão mais amplitude aos espaços, tornam os cômodos mais frescos e favorecem a iluminação natural, ajudando na economia de energia elétrica – quanto maior a claridade, menor o uso de lâmpadas durante o dia.
 
Dos vários modelos existentes de portas de correr, a versão com 216cm de altura x 160cm de largura e duas folhas é uma opção para melhorar o vão luz e o vão livre de espaços reduzidos: as folhas móveis, posicionadas num único lado, geram cerca de 73cm de vão livre.
 
 
Melhor ventilação
       
Para ambientes com pouco espaço, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e corredores, a porta de abrir veneziana e as janelas maxim-ar, nas versões com e sem grade, são boas indicações porque melhoram a circulação de ar no ambiente.
 
 
Uso na praia
Em imóveis de praia, o ideal é optar por esquadrias de alumínio. As janelas de correr com duas folhas oferecem boa ventilação e claridade, podendo ser encontradas com medidas mínimas de 1m x 1m.
 
A janela basculante, com medidas a partir de 40cm x 40cm, também é uma boa opção para locais que precisam de iluminação e possuem pouco espaço: sua mobilidade de abertura facilita a limpeza.
 
 
A Sasazaki possui diversos parceiros lojistas que comercializam portas e janelas em lojas físicas e on-line.
 
 
 
Está de mudança para uma tiny house? Avalie cuidadosamente as esquadrias
 
Não importa se é novo ou usado: se você decidiu abraçar o minimalismo e está de mudança para uma tiny house é importante avaliar as condições das portas e janelas. Elas são manuseadas diariamente e, portanto, devem ter qualidade e resistência suficientes para garantir proteção às mudanças de clima, além de privacidade, iluminação e ventilação adequadas.
 
Dê uma olhada neste post onde demos algumas dicas sobre o que é importante observar para evitar uma reforma não planejada para a substituição das esquadrias.
 



 
Compartilhe: Gostou? Então Compartilhe!
ARTIGOS RELACIONADOS
Av. Eugênio Coneglian, 1060 - Distrito Industrial
CEP 17512-900 - Marília - SP - Brasil

Atendimento ao consumidor: 0800 717 9922
Atendimento ao lojista: 0800 769 9000
Telefone empresarial: +55 (14) 3402-9922
contato@sasazaki.com.br
Visite nossas
redes sociais ;)
Somos a maior indústria de Portas e Janelas da América Latina e líderes de mercado no Brasil.
Aviso de Privacidade | Termos de Uso | Política de Cookies

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.